Cactos

Cactos: Como cuidar

 Você sabe quais cuidados precisa ter com os cactos?

Os cactos e as suculentas são plantas que precisam de atenção e são plantas que dão flores lindas e exóticas.

Os cactos também são considerados grandes guardiões da casa e purificadores do ambiente. E, podem ter a forma globosa (redonda), colunar ou achatada. Alguns dão flores vistosas quando adultos, geralmente, uma vez por ano. A grande maioria tem espinhos e não folhas, uma mudança evolutiva para evitar a perda de água na transpiração das folhas.

A planta tem estômatos, estruturas semelhantes aos poros humanos que permanecem fechados sob o sol forte. Sua pele ou cutícula é bem espessa e revestida com uma espécie de cera, tudo para perder o mínimo de líquido possível.

Há mais de 2 mil espécies catalogadas, sendo 300 mil no Brasil. São plantas do “Novo Mundo” aparecendo em todo o continente americano, do Canadá e a Patagônia, sob qualquer clima.

O cultivo dos cactos e suculentas é adaptável e de fácil cultivo, mas, algumas regras básicas; a maioria das plantas não servem para o cacto que gosta de sol direto e em excesso, muita ventilação, terra drenada (quase areia) e pouca água (nada de umidade). Como o seu desenvolvimento é muito lento, os sinais de degradação demoram a ser percebidos. Evite colocá-los em ambientes internos, fechados e sem luminosidade.

Agora algumas dicas valiosas para mantê-los bem cuidados!

1º Adubo: O substrato ideal para as suculentas é a composição de terra adubada e areia de construção na proporção 2:2, ou seja, duas partes de terra para cada duas partes de areia. A terra tem que ser bem leve, sem torrões para drenar a água. Se desejar, misture uma parte de perlita (pedrinhas brancas bem leves e pequenas) no solo. Lembre-se que existe adubos especiais para esse tipo de planta.

2º Montagem do Vaso: É importante utilizar um vaso que tenha furos. Adicione cascalho, cacos de telha ou argila expandida e forre com uma manta geotêxtil. A manta vai garantir que o substrato não seja levado com a água durante as regas. Depois da montagem, você coloca a terra, planta a muda e finaliza.

3º Rega: O cuidado com as regas é o segredo para ter cactos e suculentas sempre bonitos e saudáveis. No verão, uma rega por semana é o suficiente. Durante, o inverno regue no máximo uma a duas vezes ao mês. Molhe apenas a terra. Evite que a água caia sobre as folhinhas, pois, elas podem apodrecer.

4º Sol e Luz: Cactos e Suculentas precisam de sol e luz indireta. A maioria prefere sol direto, mas, muitas preferem luz indireta ou apenas algumas horas de exposição ao sol.

Agora que sabemos as curiosidades dos Cactos e Suculentas é hora de preparar todos os itens para mantê-los sempre saudáveis.

Deixe uma resposta