Flores Medicinais

Flores Medicinais

 Você sabia que além das flores trazem harmonia e alegrar qualquer ambiente elas também tem o poder medicinal? E, nada como utilizar a natureza para cuidar da nossa saúde e tratar de doenças!

Nós preparamos uma lista de flores que tem esse poder.

1º Alfazema: Desde a Antiguidade essa planta era utilizada para banhos de imersão de gregos e romanos. E, isso porque as suas flores têm um delicado aroma calmante. Seu óleo possui mais de 150 compostos que combatem desde a insônia até a falta de apetite. A Alfazema também é eficaz contra cistite e inflamação na bexiga.

A Alfazema também é conhecida como Lavanda ou Lavândula. E, para fins medicinais as suas folhas são usadas em remédios contra conjuntivite e as flores funcionam contra tosse, bronquite, queimaduras e enxaqueca.

Um cuidado especial é que essa planta não pode ser confundida com a Alfazema-do-Brasil ou Erva-Santa.

2º Alecrim: Antigamente o Alecrim era utilizado para fazer desde cosméticos a incensos e também utilizado como enfeites para coroa. Essa planta é rica em óleos essenciais, mas, hoje é muito utilizado em compressas para aliviar contusões, hematomas e também para diminuir as dores provocadas por doenças reumáticas e articulares. E, ainda para fins medicinais, o Alecrim combate enxaquecas, lapso de memórias e baixa imunidade.

3º Babosa: A babosa é uma famosa Aloe Vera e entra na composição de vários xampus e cremes feitos com a polpa branca de suas folhas. Essa planta ajuda na queda de cabelo e também na cicatrização de feridas. A Babosa também tem sido utilizada no combate à caspa e piolhos.

Um cuidado especial com essa planta nunca deve ser ingerida, pois, elas tem resinas que irritam o estômago e o intestino podendo causar cólica e hemorragias.

4º Dente-de-Leão: As suas folhas são amargas e as suas flores amarelas podendo utilizar em saladas. Antigamente na China, essa planta era considerada um poderoso remédio para doenças nas mamas. O chá da planta alivia distúrbios digestivos e os princípios ativos do dente-de-leão estimulam a produção da bile que ajuda a digerir gorduras.

5º Malva: Antigamente essa planta era considerada um antídoto para todos os males, pois, essa planta possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que são eficazes no tratamento de problemas da região bucal. Os nomes populares dessa planta são Malva-grande, malva-azul e malva-silvestre. E, como fins medicinais é utilizada em compressas para problemas de pele sendo um bom hidratante, além de compostos com propriedades antissépticas.

6º Rosa-Mosqueta: As propriedades dessa planta são conhecidas entre os antigos. A rosa-mosqueta é fonte de vitamina C e carotenoides e com óleo rico em ácidos graxos insaturados, é um excelente regenerador dos tecidos, melhorando a textura da pele. E, o ácido transretinoico é responsável pelos seus maiores méritos: diminuir as cicatrizes e apagar algumas manchas. As substâncias compostas nessa planta acelera a recuperação dos tecidos da pele ativando as fibras de sustentação como o colágeno.

A flor também ajuda no tratamento de queimaduras e alterações da pele causados por radioterapia e no dia-a-dia o óleo ajuda a prevenir a formação de estria.

Esperamos que vocês tenham gostado de mais essa super dica!

Para conhecer o nosso portfólio de produtos clique aqui: www.latinflores.com.br

 

Deixe uma resposta