Como cuidar da minha Violeta?

As violetas são flores que estão sempre presentes em casas e apartamentos. Por serem fáceis de cultivar e muito bonitas, elas ganham a preferência das donas de casa. Originárias das montanhas de Tânger, na África do Sul, essas pequenas flores podem chegar de 15 a 20 cm de altura.
Embora sejam plantas herbáceas com raízes pequenas, as violetas necessitam de vasos que tenham bocas largas, pois precisam de espaço para que receba apoio para suas folhas. Os vasos de plásticos são os mais usados entre essas plantas e podem abrigá-las até no máximo um ano, período após o qual elas passam a necessitar de vasos de barro, para que o excesso de água possa ser absorvido e elas possam “respirar” normalmente.
As pequenas plantas são muito sensíveis ao excesso de umidade e, quando o ambiente está muito úmido, elas podem sofrer ataque de pulgões. Por essas e outras razões, as violetas precisam de alguns cuidados essenciais. Um dos principais cuidados com essas flores é manter longe do sol.
A luz solar faz com que ressequem suas folhas, atrapalhando seu florescimento. Por isso, devem ficar em um ambiente à meia-sombra.
Entretanto, mesmo com o cuidado em mantê-las longe do sol, elas não devem ficar em ambientes fechados, pois isso agiliza o ataque dos fungos e faz com que suas folhas fiquem amareladas.
Outro cuidado essencial é regar a violeta não em suas folhas, mas sim sobre a superfície da terra, evitando deixar água no prato. Isto deve ser feito duas vezes por semana no verão e no inverno apenas uma vez por semana. O adubo também deve ser cuidado, sendo que deve ser fornecido a cada trinta dias. Além disso, elas precisam de ambientes com 18 graus centígrados no mínimo.
Vasos
As violetas podem se sair bem em vasinhos de plástico, porém, em vasos de barro elas se dão muito melhor. Isto porque os vasinhos feitos de barro absorvem a umidade excessiva, o que apodrece as raízes.
Cuidados com a água
Ao fazer a rega, não irrigue as folhas, visto que elas podem apodrecer. Se tiver o hábito de pôr água somente no pratinho, faça uma rega por mês na terra, a fim de diminuir a concentração de sais minerais. É interessante saber que as violetas não gostam de cloro. Para acabar com ele, ferva a água e deixe-a esfriar antes de molhar a plantinha ou utilize água mineral. No verão, é necessário aguar duas vezes por semana, e no inverno somente uma vez.
Luz certa
Esse tipo de flor necessita de luz, no entanto não aguenta o sol direto. O local ideal é um ambiente com temperatura de aproximadamente 25º C, no qual os raios solares sejam filtrados, por exemplo, pelo vidro de janela.
Mesmo sendo plantas pequenas e de fácil cultivo, as violetas precisam de cuidados e atenção como qualquer outra planta. Com o cultivo adequado, a beleza dos ambientes fica garantida com esta espécie.

Flowers to Brasil De Lembrar: Violeta única

Deixe uma resposta